Sem o uso de pára-brisa, o vento encontra no corpo do piloto, um paredão (no caso das custom), praticamente vertical, gerando alta resistência, empurrando o piloto fortemente para trás. Isto faz com que o piloto tenha de fazer força para se manter em posição de pilotagem.
Neste caso, as forças mencionadas, encontram-se perto do ponto de Centro de Gravidade (CG), da maioria das motos, e um pouco posterior à mesma.
Quando se utiliza o pára-brisa, devido à sua inclinação, a força de resistência resultante é menor do que encontramos em relação ao corpo do motociclista, fazendo pressão para baixo.
Quando se utiliza o pára-brisa, devido à sua inclinação, a força de resistência resultante é menor do que encontramos em relação ao corpo do motociclista, fazendo pressão para baixo.
Diminuindo-se portanto a resistência aerodinâmica em relação ao piloto, remove-se a inconveniência da pressão sobre o corpo do mesmo, tornando a pilotagem mais agradável, sobretudo em longas distâncias.
Porém, estas forças resultantes pelo uso do pára-brisa, acontecem muito a frente do centro de gravidade da moto, tornando a moto mais instável, e sensível a rajadas de vento, turbulência de outros automóveis, etc... Mas, esta instabilidade é pequena, e facilmente assimilada pelo piloto, não se tornando uma desvantagem considerável, frente ao conforto de uma viagem sem esforço. Um outro inconveniente é o barulho no capacete, gerado pela turbulência do ar, quando da passagem pelo pára-brisa.
Porém, estas forças resultantes pelo uso do pára-brisa, acontecem muito a frente do centro de gravidade da moto, tornando a moto mais instável, e sensível a rajadas de vento, turbulência de outros automóveis, etc... Mas, esta instabilidade é pequena, e facilmente assimilada pelo piloto, não se tornando uma desvantagem considerável, frente ao conforto de uma viagem sem esforço. Um outro inconveniente é o barulho no capacete, gerado pela turbulência do ar, quando da passagem pelo pára-brisa.
4 comentários:
Olá Manuka, voê está de parabéns por compartilhar essas experiências.
Estou comprando minha kansas agora, primeira moto. Queria uma preta mas só vão ter disponível daqui a 60 dias, então estou no dilema Prata ou Laranja?
Vou ter muito a aprender com você.
Vou estar pelo blog sempre que poder!
Filipe Valentim
Recife - PE
fillymar@yahoo.com.br
Excelente tópico, não tenho moto "ainda" e gostaria q as pessoas participassem mais para compartilhar as experiências!
Parabens!
Valeu galera continuem entrando no blog, que vão ter muitas novidades
Manuka, faz um especial "mulheres de moto" quero saber como é, já que eu não tenho a minha Kansas ainda! :) Quais os perigos q podemos enfrentar...etc
Beijos
Postar um comentário