terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Selantes e Reparos de Pneus

Há inúmeras interrogações sobre o uso de selantes em pneus. Cabe aqui, não a orientação direta para o uso de selantes, e sim , as informações necessárias para poder decidir sobre seu uso.
A condução da moto, com pneus calibrados de forma correta, e com trajeto criterioso, nos locais de construções, com acúmulo de sujeira, locais de feira livre, etc..., minimizam a ocorrência de perfurações.
O perigo de queda, ocasionado por esvaziamento de pneus, é muito grande, principalmente em pneus com câmara. Os pneus sem câmara, apresentam esvaziamento por furos, mais lento, e passível de identificação do ocorrido com boa margem de segurança, mas isto de acordo com o tipo e extensão do dano ao pneu.
Vamos analisar os produtos disponíveis:


1- Selante preventivo


São produtos selantes, geralmente em forma de gel, que são aplicados no pneu com e sem câmara, preventivamente, antes que o furo ou dano aconteça. Há relatos de boa eficiência do mesmo. Mas, por o produto se conservar em estado de gel, quando da motocicleta parada, há o acúmulo deste na parte inferior do pneu, ocasionando seu desbalanceamento. Pode ocorrer o depósito irregular, causando também este desbalanceamento, o que em pneus esportivos é totalmente inaceitável. Outro problema que ocorre é a possibilidade de entupimento da válvula.
A câmara de ar deve ser trocada assim que possível, e o reparo definitivo em pneus sem câmara deve ser providenciado.


2- Selantes de reparo


Produtos selantes, de reparo a furos de pneus com e sem câmara, para uso imediato após o dano ocorrer. Geralmente apresentados em spray, vedam o furo e restauram a pressão do pneu (total ou parcialmente). Desvantagem de que o dano deve ocorrer para a tomada de providência, não atuando como preventivo de acidentes decorrentes da perda de pressão no pneu.
A câmara de ar deve ser trocada assim que possível, e o reparo definitivo em pneus sem câmara deve ser providenciado. Avise o profissional que irá reparar o pneu, do uso do spray, pois este é geralmente volátil e deve ser esvaziado em local aberto, longe de chamas etc...


3- Kit de reparo de pneus sem câmara


Excelente kit de reparo, para pneus sem câmara, onde o reparo definitivo do pneu pode-se dar em qualquer lugar, sendo já definitivo. Consta de lima especial para preparo do furo, inserçor de "macarrão", o "macarrão", cola e cilindro de ar comprimido com adaptador para restauração de pressão do pneu, ou bomba. Após a identificaçào do furo, e remoção do objeto perfurante, sem remoção da roda da motocicleta, promove-se a limagem do furo, inserção do "macarrão" besuntado da cola, corte do excesso do reparo, e por meio do cilindro de ar comprimido, com uso de conector especial no bico do pneu, promove-se a restauração da pressão do pneu, ou por meio de bomba. Sendo o reparo satisfatório, não há a necessidade de novo reparo por profissional qualificado, mas o balanceamento do pneu pode ser necessário.

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