sábado, 8 de novembro de 2008

Cavalete central: útil ou inútil?

As motocicletas com motor em linha, que possuem os cilindros dispostos um ao lado do outro, devem ficar estacionadas no descanso central.
A justificativa para esta dica é bem simples: trata-se de uma medida para manter a equalização dos carburadores.
Quando a moto está apoiada no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível, facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros.
Caso o equipamento ficar parado por muito tempo, mais de três dias por exemplo, opte pelo uso do cavalete central.
Nos casos dos modelos esportivos, que não possuem este dispositivo, o aconselhável é a aquisição de um cavalete que suspenda a roda traseira, como fazem as equipes de competição.

2 comentários:

Anônimo disse...

No caso das motos esportivas faz como, coloca no bolso o cavalete de roda traseira?

Unknown disse...

A Dafra Kansas 150 - 2009, se enquadra nesse exemplo de uso recomendado no descanso central?