segunda-feira, 10 de novembro de 2008

19 Dicas para escolher o capacete ideal

1. Use uma fita métrica para medir o perímetro da sua cabeça
2. De acordo com a tabela do fabricante, procure qual o tamanho correspondente à medida da sua cabeça (ex. Small, Large, Extra Large…)
3. Pegue nas correias do capacete e encaixe-o na sua cabeça.
4. O capacete deverá ficar bem justo à cabeça
5. O capacete deve ser confortável
6. Verifique se a parte anterior do capacete fica bem junta ao pescoço e à testa (não deverá caber o polegar entre o capacete e a cabeça)
7. Ajuste e aperte o fecho das correias
8. O fecho não deverá ficar demasiado justo, pois aperta-lhe o pescoço
9. Abane a cabeça de modo a verificar se o capacete não abana.

10. Certifique-se de a sua cabeça não escorrega dentro do capacete
11. Sente-se na sua moto na posição de condução. O topo do capacete não deverá influenciar a sua visão
12. O seu ângulo de visão deverá ser da ordem dos 100%
13. Se usa óculos, experimente-os com o capacete
14. Pressione com a mão por cima do capacete (simular a força do vento) e assegure-se que se sente confortável e que o capacete envolve toda a sua cabeça
15. Verifique se tem todas as características ao seu gosto
16. Use-o pelo menos durante 5 minutos para ver se fica com marcas vermelhas


O tamanho do seu capacete não só é determinante no conforto e prazer que lhe proporcionará, mas também tem um papel importante em caso de embate. Nunca compre um capacete que não lhe serve na perfeição. Existem vários métodos e truques para medir o seu capacete ideal.
Comece por experimentar o tamanho que pensa ser o correcto, de acordo com a tabela do fabricante
17. Segure no capacete pelas duas fitas, uma em cada mão e coloque-o até sentir o topo a tocar na cabeça. Se imediatamente se sentir demasiado apertado, por exemplo, se a sua cabeça não chegar a tocar no topo do capacete, ou se as suas orelhas não ficam comodamente encaixadas, ou se o magoa, experimente o tamanho acima.
18. Uma vez encontrado o tamanho confortável e justo, deverá verificar se não está demasiado largo. Para isso, pegue numa das fitas, com o capacete apertado, e tente mover o capacete de lado a lado e de cima para baixo. Se o capacete escorregar, está grande demais. Se a sua pele e o escalpe seguem o mesmo movimento do capacete, então esse é o tamanho certo.
19. Finalmente, ainda enquanto segura nas fitas, o mais rápido possível para baixo e para trás. Se sentir que o capacete pode sair em qualquer dessas posições, ou está demasiado grande, ou as fitas não estão devidamente apertadas.

Nenhum comentário: