quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tutorial Regulagem de Valvulas



01 - Kansas prontinha esperando pra ser desmontada. Respire fundo e vamos lá!


02 - Retire o banco do carona através do parafuso traseiro.....


03 - ... e continue retirando o banco do piloto, através de seus 2 parafusos de fixação. Essa etapa é tranquila e não apresenta nenhum segredo.


04 - Agora vamos nos preparar para retirar o tanque. Primeiramente, solte os parafusos que prendem o ornamento cromado com extremo cuidado e uma chave de boca ou catraca. Essa peça, apesar de parecer metálica, é de plastico e quebra fácil! Desconecte o chicote de ignição e desparafuse o painel de marchas. Guarde o ornamento em um local seguro para não riscar. Embora seja possivel prosseguir sem retirar o ornamento, deixando o pendurado pelo chicote, vale a pena perder algum tempo nessa etapa, para assegurar que a peça nãp será riscada


05 - Fazendo uma pausa antes de continuar, fica a dica: se sua moto estiver chacoalhando muito a frente ao passar em buracos ou ondulações no asfalto, pode ser a caixa de direção com folga: aproveite para ajustar agora, já que sem o ornamento o serviço fica mais facil. Basta usar uma chave fixa 32 mm e aperte, tirando folgas. Um procedimento de regulagem de caixa completo será descrito em outro tutorial



06 - Agora vamos retirar o tanque: solte os parafusos que ficam sob o banco

07 - Prossiga retirando a mangueira de combustivel que vai para o carburador. Atenção!!!! antes disso, feche a torneira de combustivel ou seu motor vai tomar um banho de combustivel



08 -Pausa para mais uma dica neste momento: se tiver alguma lampada da marcha que não acende, aproveite para trocar, basta retirar os soquetes de borracha na parte de baixo do painelzinho e trocar a lampada ( 2 W mosquitinho), tomando o cuidado de recolocar os soquetes na posição correta. As lampadas vão encaixadas no soquete emborrachados e saem facilmente


09 - Até agora, devemos estar assim: a moto virou uma verdadeira magrela! Piadas a parte, vamos continuar!


10 - Hora de preparar a retirada da tampa de valvulas. Comece retirando a mangueira de tomada de vacuo, soltando a presilha com um alicate, e desparafuse o bico, tomando cuidado para não danificar a junta. È possivel realizar o serviço sem desparafusar o bico, mas isso garante um pouco mais de espaço para trabalhar, facilitando as coisas


11 - Retire o cachimbo e desconecte a outra extremidade do cabo de vela da bobina de ignição



12 - Retire a bobina de ignição, dando especial atenção, quando for remontar, ao contato do negativo da bomba que é parafusado ao quadro ( havendo sinal de ferrugem lixe)



13 - Retire a bobina de ignição e .........



14 - ...... você está pronto pra retirar a tampa de valvulas, através de 4 parafusos, 2 de cada lado. Só retire os parafusos, mas ainda não retire a tampa, para que não caia poeira. Ainda temos algumas tarefas antes de executar a abertura



15 - Ok, retire a tampa com o logo Dafra, do outro lado da moto, através dos 3 parafusos phillips....



16 - .... e terá acesso ao volante. Através do volante, é possivel girar o motor ( com uma chave de boca e com o motor desengatado - não tente usar alicates para isso, pois irá estragar a abertura).......


17 - ..... e visualizar o seu giro através dessa janela, que deve ser desrosqueada com uma chave de fenda



18 - Alinhe as marcas de orientação no volante com o bloco do motor






19 - E agora sim, finalmente, estamos prontos para efetuar a regulagem! Retire a tampa de valvulas e, se voce alinhou bem as marcas no passo anterior, as duas valvulas estarão fechadas, com molas não tensionadas. Caso não estejam, gire o volante até ajustar a posição. Desaperte ligeiramente o parafuso indicado.........


20 - ..... e meça a folga com um calibre de lâminas (não use outros objetos como substitutos!), a folga correta é de 0,08mm, a lamina deve entrar com certa dificuldade, mas sem ser danificada(Entre o final do parafuso preso no balancim e o inicio da haste da valvula, no local indicado na foto).Reaperte o parafuso de regulagem e ajuste a outra valvula. Se voce fez tudo corretamente, basta seguir a ordem inversa para remontar tudo e dar uma volta com a moto. Ajuste a rotação de marcha lenta para 1500 rpm, de preferencia usando um miltimetro, no modo rpm, acoplado a uma pinça indultiva (discutirei sobre essa regulagem em outro tutorial). A moto deve desenvolver torque e velocidade, sem estouros ente acelerações e o motor deve ter um ronco suave, sem barulho de maquina de costura.
Autor: Ulisses Condomitti

14 comentários:

Joelson disse...

Oh muito bom esse tuto, estava querendo memso aprendera regular essas valvulas...
muito bom memso.
abç e boas curvas

Anônimo disse...

Excelente esse BLOG, e esse tutorial de regulagem de válvulas está muito didático e completo, PARABÉNS!!!!!

Elan Lopes disse...

M@nuka, bacana o tutorial. Apesar de não ser necessário regular as válvulas da minha Kansas agora, já que a tirei da loja faz pouco tempo, ele vai ser útil para eu fazer a instalação da capa do tanque que comprei. Tenho que retirar o mesmo para prender a capa. Encontrei a capa no ML [http://migre.me/hl1l].

rafael disse...

a valvula de adimiçao nao deve ter menas folgo que a de escape?

Look Downloads disse...

Bom dia, ae galera !!! fera parabens pelo blog ae ... muito bom, é quando vai ser feito o tuto para regulagem completa da caiza de direção ?
e uma duvida a regulagem de valvula é feita de qts em qts KM ???
Vlw ae té+ brother

Look Downloads disse...

Bom dia, ae galera !!! fera parabens pelo blog ae ... muito bom, é quando vai ser feito o tuto para regulagem completa da caiza de direção ?
e uma duvida a regulagem de valvula é feita de qts em qts KM ???
Vlw ae té+ brother

diego colvara disse...

não precisei tirar o tanque, somente a tampa do cabeçote, sai com geitinho para o lado da vela!!!

a marca que tem que ter no volante é "T" de compressão!

muito facil.apenas uma chave de fenda e uma chave 10mm e 8mm

Paulão disse...

galera reverencio os mestres da mecânica por aqui! hj coloquei o misturmax na minha kansas, melhorou muito a lenta e as acelerações, tb abri o carbura e pús um ponto a mais, já que a agulha estava lá embaixo ná última regulagem..amanhã darei aquela voltinha...ficou show, aguardo o ibooster chegar agora, pra completar o meu kit que já consta de:guidon da cbII, pinhão 16 e coroa 35 ficou dez, ando sozinho né, só pra curtir, valeu galera gde abraço e obrigado por todas as dicas aqui.. Paulão

Samir disse...

Quando fica no Ponto morto o baralho some por completo, mas quando coloco 4 e 5 o baralho de "máquina de costura" volta, é assim mesmo? o funcionamento do motor?

Samir disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AMIGOS RJ BR "BANIDO" disse...

Tb coloquei coroa 35...mais meu pinhao e 14....vou comprar o pinhao 16....e ando com carona numa boa....a moto fica com barulho suave e até responde bem as acelerações .

Junior Bertoso disse...

Olá meu nome é Vanderlei,tenho uma Dafra speed 150 desde 2009, vou regular a válvula dela com esse seu tutorial, que é motor igual da speed, tenho uma matéria no meu blog onde falo sobre o problema da Dafra desligar quando chove, http://bertosojr.blogspot.com.br/2016/02/minha-moto-desliga-ou-falha-na-chuva.html se você quiser pode colocar no seu blogue, pois quem tem dafra tem um certo preconceito dos mecânicos e uma certa dificuldade em arrumar probleminhas, mais valeu a dica da regulagem, vou fazer, obrigado.

Daniel Silva disse...

deixo uma dica que experimentei na minha kansas laranjinha, regulei com oo4 mm e ficou show, sem barulho de maqina de escrever, só o caracteristico que eu me amarro, mas aquele tec tec no fundo diminuiu muito, só botando o ouvido no motor pra escutar, e anda muito bem, ja que erraram na quantidade de oleo no manual, devem ter errado nisto tambem

DWA disse...

Ola preciso saber se a válvula de ar da trax50 que é mencionada nas listas de pecas compativel é o que aciona o comando de valvulas do cabecote?e se tem algum que possa melhorar o desempendo e qual o modelo?