segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dicas e Técnicas de Pilotagem

1º Moto não é brincadeira, se conheça, conheça seus limites e habilidades
2º Compre equipamentos de segurança - botas, jaquetas, luvas, capacetes de qualidade , etc, são caros mas se ocorrer um acidente o valor investido vale a pena
3º Conheça a mecânica e física da moto, como funciona os componetes e peças
4º Sempre verifique a calibragem dos pneus e folga da corrente. Para motos com pneus bons 30 Libras no traseiro e 28 Libras dianteiro, mais pode ser 30/30
5º Manter o dedo indicador sobre os manetes(embreagem e freio) torna a reação mais rápida e aumenta a sensibilidade, além disso não prejudica a pecada no guidao
6º Frenagem, a pressão de frenagem deve ser suave e gradativa , com 70% de força no freio dianteiro e 30% na traseira, treine um pouco e pegue confiança e conheça a moto, pode te salvar de acidentes com essa simples dica. Mito: sua moto não "capotará" por usar maior pressão no freio dianteiro, no momento da frenagem brusca jogue seu corpo para baixo e para traz, nunca deixe que a inércia te jogue para frente
7º Oléo, Moto até 500cc troque com 1000Km acima pode ser de 3000Km, oléo não deve ser economizado
8º Faça revisões de 3000km a 5000km, em oficinas de confiança e autorizadas. Revisões não podem ser adiadas, sempre faça!
9º Curvas, existem vários tipos de posição de pilotagem para diferentes tipo de motos, a mais agradavel e segura, é a usada por motos Trail, uma dica simples no equilibrio em curvas é abrir a perna no momento da curva na mesma direção que esta indo e jogue seu corpo um pouco para o lado oposto, esteticamente não é bonito, mas é seguro e estável, ate em piso molhado
10º Não incline muito a moto nas curvas dependendo da moto pode-se arrastar e provocar acidentes, não deixe de saber o máximo de inclinação que vc confia, vc pode precisar em situaçães de emergência
11º Concentração, pode parecer estranho, mais use tampões nos ouvidos, aumenta sua concentração de maneira impressionante
12º Traçado, sempre faça as curvas "abertas" o mesmo trajeto que é feito em corridas de carros e motos, sempre reduza antes da curva e entre acelerado, evite freiar na curva, você pode perder o controle
13º Jamais ande com pneus "carecas"

Um comentário:

Caetano Vidal disse...

Rapaz, parabéns pelo blog.
Me ajudou imensamente é um excepcional material para consulta para qualquer moto.E ainda mais para quem pretende comprar kansas.
A minha chega semana que vem