sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ao amigo Marley da comunidade Kansas 150 (orkut)



Quem anda de moto em Sâo Paulo diariamente sabe que é muito comum ser parado em Blitz policiais. O procedimento é sempre o mesmo: Desce da moto, mão na cabeça, é revistado, depois entrega os documentos, o policial anota tudo numa prancheta e te libera. Mas as vezes as coisas não acontecem tão bem assim.
A Polícia está nas ruas para nos proteger. Este é o trabalho deles e se você for parado na rua, fique feliz, pois significa que estão fazendo o trabalho direitinho. Com certeza você ficaria feliz se a policia parasse a sua moto caso um ladrão tenha acabado de rouba-la. Então o primeiro passo é: Demonstre boa vontade e gratidão.
Avalie a sua situação e a situação da sua moto.

- Sua moto está toda original? ou tem alguma alteração proibida por lei (escapamento barulhento, eliminador de paralamas, etc)?

- Você, e sua garupa se houver, estão usando capacete e calçados adequados (Tenis, Sapato ou Bota)?

- O equipamento obrigatório funciona normalmente (farois, piscas, luz de freio, etc) ?

- Sua moto está em boas condições (pneus, freios, conservação geral) ?

- Sua documentação está em dia?

- Você está carregando algo proibido (armas, drogas, produtos de contrabando, moeda estrangeira em grande quantidade, etc) ?

Se você respondeu NÃO a alguma dessas perguntas, então você está devendo e deve ser ainda mais legal com o policial, pois ele tem direito de te multar e quem sabe, apreender a moto e você. Afinal você está errado.


Não adianta chorar. Está errado, então assume.

A polícia não existe para encher o saco de ninguém, mas eles adoram fazer gente folgada e arrogante de trouxa, portanto, se você for camarada, prestativo e humilde, dificilmente terá problema com eles.
Se algum policial te perguntar se você está com pressa, responda NÃO. Aguarde o tempo que for necessário até ele te atender e não demonstre impaciencia caso ele esteja demorando muito. Fale o minimo necessário. Se possivel, responda perguntas com SIM ou NÃO.
Se o policial apontar algum problema na sua moto (”esses pneus estão carecas hein!”), avalie se o que ele diz realmente é verdade ou não antes de mandar alguma resposta. Se o policial estiver certo na sua afirmação (realmente os pneus estão começando a ficar carecas), então concorde com ele! Diga “puxa, é verdade… nem tinha me atentado a isso! vou mandar trocar amanhã mesmo!”. Seja um de João-sem-braço… não discorde do policial mas não se faça de arrogante… Mostre interesse pelo que ele está falando. Se o que o policial está dizendo não faz sentido, a mesma regra do João-sem-braço se aplica “poxa, mas o rapaz da loja onde eu comprei a moto disse que esses pneus ainda estão bons! vou voltar lá e falar com ele amanhã.”
Se você for legal com o policial, dificilmente vai levar uma multa, mesmo que você tenha alguma irregularidade. Esta normalmente é a atitude da policia: informar.
Atitudes que podem te ajudar:
- Doe sangue - na fundação pro-sangue você ganha uma carteirinha de doador. Coloque esta carteirinha junto com os documentos da moto e sua CNH dentro da sua carteira, de modo que quando você precise tirar os documentos da carteira, a carteirinha de doador saia junto também. Policiais gostam de pessoas que doam sangue, pois quem doa sangue ajuda muito aos policiais feridos, além disso, doadores de sangue são pessoas de bem. Não existem doadores de sangue drogados, por exemplo.
- Seja legal - uma vez, enquanto eu esperava o policial anotar meus dados numa prancheta, eu resolvi sacar uma barrinha de cereais para comer. Quando ele voltou eu ainda não tinha acabado de comer, então eu ofereci uma para ele e ele aceitou! Como ele não esta sozinho, dei uma barrinha para o colega dele também. Todo mundo gosta disso.
- Faça as coisas devagar - Se for pegar documentos na carteira, avise que vai fazer isso e faça com movimentos largos e lentos. Não faça movimentos bruscos ou rápidos, pois você pode acabar assustando um policial mais exaltado e isso pode te custar caro.
- NUNCA FUJA - É mais fácil você enfrentar o problema e talvez ter a sorte de não ser multado do que fugir de uma blitz e ser perseguido. Perseguições policiais só são legais nos filmes. Na vida real o fugitivo sempre se dá mal. Você - além de tomar as multas pelo que deve - ainda vai cometer mais uma infração - a de furar um bloqueio policial.

3 comentários:

Anônimo disse...

Policia não combina com a liberdade tão conqusitada em nossas motos.
Quero que a policia se foda, dar geral não adianta nada, eles não podem te parar sem motivo, é incosntitucional.
Quero que a policia se foda!!!

Anônimo disse...

hahhahahah Quem não tem coxinha caça com barrinha de cereal.
Bom, eu nunca tive problemas com a polícia, um pouco também por postura, cabeça baixa e cara de medo são indícios de quem está devendo. Achei legal a dica de doar sangue, é bom que você ainda ganha uma infinidade de exames grátis hehehhehe.

Alexandre Silveira disse...

Que tal incluir matéria sobre superaquecimento? Como evitar, como reconhecer, o que fazer etc...