terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Regulagem de espelhos retrovisores

Fico surpreso quando eu chego em uma moto que alguém pilotou antes de mim e encontro os espelhos ajustados de modo que ambos fiquem em esquadro com a pista atrás de mim. Embora esta seja bom para viajar sozinho em rodovias de duas pistas, na cidade ajusto os espelhos de modo que a borda interna de cada um apenas visualize a faixa atrás de mim e permita visualizar tanto quanto possível as faixas adjacentes. Dessa forma, quando alguma coisa aparece inesperadamente à frente, geralmente uma olhada nos espelhos basta para saber se posso mudar de faixa. Se eu virar a cabeça para olhar, tenho de desviar a atenção do perigo à minha frente. Embora eu gostar de saber se um carro está se aproximando ou encostando muito enquanto espero o semáforo, é mais importante realmente saber o que está ao meu lado. Um espelho de forma adequada com amplo campo de visão pode fornecer cobertura de ambas as situações. Espelhos do mercado de reposição proporcionam um campo de visão inadequado à retaguarda por causa de suas lentes pequenas e achatadas, e alguns espelhos originais também são deficientes. Bons espelhos retangulares (ou algo como o estilo gota da Yamaha) são muito mais úteis. Certifique-se que as fixações e todas as uniões estejam apertadas.
O autor é Art Friedman e a íntegra em inglês está no site http://www.motorcyclecruiser.com/streetsurvival/adjusting_your_bike/index.html

Nenhum comentário: