quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Motor Varetado

"No OHV (Overhead Valvles), também chamado de Válvulas no Cabeçote, o motor terá seu acionamento de válvulas por varetas. Na extremidade do virabrequim* há uma engrenagem pequena embaixo de outra engrenagem de tamanho maior, onde está colocado o excêntrico. Acima estão as varetas.Com o movimento do virabrequim* pelo funcionamento do motor, as engrenagens giram e o excentrico faz a vareta subir, que atinge o balancim*, que tem na sua outra extremidade, a haste da valvula. Assim, como se fosse uma gangorra, o balancim* levantado por um lado, faz o outro lado descer empurrando a haste da valvula para baixo, abrindo ela. Continuando o movimento do virabrequim*, o excentrico gira e deixa de levantar a haste, fazendo com que a valvula suba e se feche.

No OHC (Overhead Camshaft) existe um comando de válvulas no cabeçote, como se fosse um eixo. ´No virabrequim* há uma pequena engrenagem, que liga-se ao comando das válvulas no topo do através de uma corrente, ao contrário do OHV em que isso se dá por varetas. Assim, o movimento do virabrequim* é transmitido através de uma corrente para o eixo do comando acima do cilindro. Esse comando tem os chamados ressaltos, que ao girar, com o movimento da corrente, impulsionam os balancins*, determinando a abertura ou o fechamento das válvulas, com o efeito gangorra ja mencionado.No OHV, as principais vantagens sao a robustês, ser barato, manutenção fácil, alta durabilidade e pouca manutenção. Por outro lado, ele tem excesso de ruidos e pouca elasticidade.
O OHC é silencioso e moderno, no entanto tem manutenção cara e constante e menor durabilidade."








*O virabrequim transforma o movimento alternativo de vaivém dos êmbolo em movimento giratório. O virabrequim possui diversas manivelas, formando ângulos entre si. Por exemplo, um motor de quatro tempos, em linha e com seis cilindros perfaz seis tempos de explosão em duas revoluções do virabrequim. As manivelas são dispostas em ângulos de 120º uma em relação a outra, de modo que os tempos de explosão são uniformemente espaçados nas duas revoluções.


























*Balancim ou balanceiro é um componente do sistema de distribuição mecânica do motor que auxilia no acionamento das válvulas.
Nem todos os motores possuem esse dispositivo (como é o caso dos motores AP1.6, 1.8 e 2.0 da Volkswagen cujos acionamento é direto).
O balancim é um componente intermediário entre o tucho e o pé da válvula. Veja a ilustração abaixo






Um comentário:

Vinícius Melo disse...

Poxa, que legal esse post, quando o vendedor da Dafra me falou em motor varetado eu só "ahã". Depois cheguei em casa e fui pesquisar.