domingo, 14 de dezembro de 2008

Lidando com as quedas

Muitos pensam que deixar a moto cair deve ser evitado a todo custo. Que deixá-la cair é extremamente perigoso. Que pilotos experientes simplesmente não o fazem.
Absurdo!
Qualquer motociclista com alguns anos de experiência já deixou a moto cair, e se não o fez, algum dia o fará. Deixar a moto cair é embaraçoso, você ri dos amigos quando eles fazem isto, mas não necessita ser perigoso. Depois de um passeio longo, vi pessoas muito experientes pararem, descerem da moto e saírem andando - sem ter posto o pezínho no chão. Já vi gente montar uma moto sobre um piso inclinado para a direita, e levar um tombo para este lado. Já vi cascambo para este lado. Já vi cascalho solto fazer um pé escorregar e a moto cair num piscar de olhos. Mas em todos estes casos, não houve virtualmente nenhum dano à moto ou ao piloto.Não é nenhum pecado deixar a moto cair, mas é muito chato acabar com a perna presa sob ela!
COMO CAIR DA MOTO COM CLASSE
Sendo inevitável
De todas as dicas, está é a menos confiável, visto que não tenho quase nenhuma experiência neste sentido, e não consigo imaginar uma maneira de treinar que seja segura.Isto não é um conselho, mas somente minha opinião pessoal no assunto. Além do mais, suspeito que na vida real não haja tempo para pôr esta dica em prática.O objetivo deve ser sempre não cair, mesmo que a moto esteja caindo. É por isso que devemos praticar desmontar da moto quando ela cai, estando ela parada ou em movimento lento. Treina-se esta manobra num gramado, para não danificar a moto.Para quedas reais, é importante lembrar disto: Não tente absorver o impacto com suas mãos! Tente cair com o máximo do corpo ao mesmo tempo quanto for possível. É por isto que você deve estar pilotando completamente equipado sempre.Se você estiver fazendo um lowside, a moto vai estar deslizando na sua frente, e você quer que isto continue assim. Já que há mais atrito entre você e o asfalto que entre o metal da moto e o asfalto, você irá parar antes. Mas para garantir mesmo, mantenha os braços esticados para cima, e fique frouxo (relaxado) que você vai parar antes. Ao ver que vai acontecer um lowside, largue a moto o mais cedo possível.Se você estiver fazendo um highside, você estará na frente da moto, então você tem que fazer o máximo para ir mais rápido que ela. Senão ela vai te 'atropelar'. Você deve ficar duro, com a menor superfície possível. Antes de tentar se levantar, certifique-se que está parado mesmo! Agora, cuidado com o trânsito que pode estar vindo, olhe bem antes de querer sair correndo para os lados.Após uma queda, faça um cheque ao redor da moto, procurando por problemas. Você deve verificar se não há objetos soltos, ou que possam atrapalhar a pilotagem a seguir. Tire um tempo para se acalmar. Descanse, tome um refrigerante. Coisas doces são úteis depois de um susto. Após, suba em sua moto e vá pilotando devagar e com cuidado até sua casa / trabalho. Se você precisar de ajuda médica, peça para alguém chamar uma ambulância. É grátis.
Fonte: www.falcononline.com.br

Nenhum comentário: