segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Troca de pinhão e coroa

Uma das coisas que alguns proprietários estão fazendo é a troca do pinhão e da coroa da moto (segundo relatos em fórums, isto melhora na performance final da moto), mas como eles estão fazendo isso? O que é Coroa e Pinhão? O que é Kit de Relação?
Pode ser interessante usar na moto uma relação secundária mais reduzida que a original. No outro extremo, para quem pega muita estrada, uma relação mais longa pode fazer o motor trabalhar mais "relaxado" (em menor rotação) e até ajudar a economizar combustível. Mas uma troca indiscriminada da relação (coroa e pinhão com número de dentes diferentes) pode até prejudicar o desempenho e o consumo.

Relação
Na maioria das motos, a "rotação" do motor vai para a roda traseira através de um par de engrenagens, a coroa e o pinhão, ligados por uma corrente. A relação entre o número de dentes da coroa e do pinhão determina a "taxa" com que essa transferência é realizada, a chamada relação de transmissão. Essa taxa equivale ao número de voltas que o pinhão deve dar, para que a coroa (na roda) dê uma volta completa.

Na Kansas 250, por exemplo, a coroa original tem 38 dentes e o pinhão 15, uma relação de 38/15 ou 2,533:1 (dividindo 38 por 15). Isso significa que, para cada volta da coroa, o pinhão gira um pouco mais de duas voltas completas, 2,533. Tudo calculado pelo fabricante de maneira a "casar" com as relações da caixa de câmbio do motor e obter o melhor rendimento da moto.
Mas é possível mudar essa relação trocando a coroa, o pinhão ou ambos, por componentes com número de dentes diferentes. Quanto maior o valor da relação, mais "reduzida" fica a moto em termos de velocidade em cada marcha: o motor trabalha mais cheio, facilitando as subidas íngremes e acelerações em arrancadas ou saídas de curva . E quanto mais longa fica a moto, maior a velocidade em cada marcha em menores rotações, porém até o limite do motor. Ou seja, numa moto pequena, dificilmente se consegue velocidade máxima maior em pista plana.

A troca
É feita desmontando a roda traseira para a instalação da nova coroa e retirando os parafusos de 10 mm e a trava do pinhão. Não é preciso trocar a corrente, mas em algumas motos onde a coroa utilizada for muito maior que a original isso será necessário. A primeira experiência pode ser reduzindo, aproveitando a coroa original e substituindo o pinhão de 15 dentes por um de 14 – relação de 2,714:1.
O resultado pode ser uma moto mais "esperta" no trânsito e valente nas ladeiras, mas exigindo acelerador sempre muito aberto. O motor talvez fique "esgoelado" com evidente aumento no consumo de combustível, especialmente em estradas. A velocidade máxima pode ser maior que 105 KM/H.

Passando para outra relação, utilizando coroa de 39 dentes e pinhão de 15, a relação fica de 2,600:1. Não há ganho relevante na velocidade máxima já que o motor não consegue "encher" em quinta marcha. A moto perde "força" para as arrancadas e ultrapassagens exigindo mais trocas de marchas nas subidas. Em compensação se mostra mais dócil na estrada mantendo boa velocidade com o motor em menores rotações.

Confirmando a teoria, a conclusão é a de que na prática cada um pode experimentar a relação que mais combine com seu estilo de pilotagem e utilização da moto. Mas na dúvida, nada como escolher a já testada e aprovada, a relação original...



Relatos de alguns membros da comunidade orkut Kansas 150:




Alessandro
eu troquei...
Eu coloquei a coroa da speed que é um pouco menor e ficou muito boa, dá 130 de boa, logicamente descontando a variável de vento que se estiver contra, ferra a vida, mas no geral tá legal. Eu não aconselho trocar coroa e pinhão, se não a moto fica xoxa, creio que so a coroa já tá de bom tamanho.Abraço pessoal!!!!!





Érica & Estevão
aqui eu gastei 18 reais pra colocar o pinhao de 17 dentes... 8 do pinhao mais 10 da mao de obra...compensa trocar s o pinhao ...




R.Generoso
Pinhão de 16 dentes da cg 150
fica muito bom galera, ela nao força tanto em pouca velocidade.. e fica com uma final mto boa tbem.. cola o ponteiro.. beira o 140km/h.. deve dar uns 137... por aicomprei o da riffel.. paguei 5 reais e mais 5 pro cara colocar, pq teve q por mais 2 gomos na corrente! vale a pena, vira outra moto.. ahh.. dependendo da subida tem q reduzir a marcha, senao ela perde!! tbem nao faz milagre neh.. flww!



Combinações
Veja as combinações de relações possíveis para com os componentes encontrados no mercado:

Resultado:
Coroa/Pinhão
43/13* 3,307
43/14* 3,071
43/15 2,866
43/16 2,687
43/17 2,529
39/13 3,000
39/14 2,785
39/15* 2,600
39/16 2,437:1
39/17 2,294:1
37/13 2,846:1
37/14 2,642:1
37/15 2,466:1
37/16 2,312:1
37/17* 2,176:1

11 comentários:

daniel sabino disse...

Bom dia a todos...

Vc sabe qtos dentes tem a coroa da speed? Alguem pode me informar qual marca e modelo de coroa servem na Kansas? Vi em outros foruns da kansas que o Pinhão que serve nela é o da CG 125 e não o da 150. Alguem ja instalou um? Qual informação está correta?

Obrigado a todos

Anônimo disse...

Pega o da cg 99 que dá certo...depois vc altera a medida do pinhão comprando um da cg também...
Já testei várias relações, pinhão de 16, 17...coroa de 41, 39
fIQUEI MUITO TEMPO COM A RELAÇÃO 16X38...A MOTO fica mais quieta, porém sem torque....agora estou usando 14x 36 (coroa da speed) tá show de bola...coloca 120 rapidinho...é claro que a rotação do motor fica um pouco mais esguelada que uma relação 16x38, porém ganha torque, desempenho...

Anônimo disse...

Acabo de colocar a relação completa da speed na kansas....é 15x38...fica bem boa...pois 16 n o pinhão , com caroneiro a moto perde muito em torque, fica meio monga...
Só tem um detalhe, vai precisar aumentar uns 3 gomos na corrente, pois a corrente da speed é mais curta

Unknown disse...

ola. gostaria de saber. qual a medida original da relação da kansas 150 ? e qual a melhor medida para trocar (coroa e pinhão)? detalhe ando com garupa. qual a melhor para me recomendarem ?

Unknown disse...

Pessoal, comprei a coroa reduzida da cg 82, e coloquei na minha Dafra com pinhão original. Coroa 34 dentes e pinhão de 15. Ficou ótima na estrada sem perder na arrancada. Estou pensando em comprar a coroa de 30 dentes para testar.Depois posto o resultado...

Unknown disse...

15/39

Unknown disse...

Coloquei um aro de 18" da cg 1982, coroa de 43 e pinhão de 15, chegou a 137km/h na descida

to fazendo testes com um pinhão de 17 e coroa de 38, ate agora chegou ate 140 km/h, somente em descida forte, praticamente nao usa mais a 5 marcha, somente em descida.

Unknown disse...

Pergunta .A relaçao da Kansas 150 2008 serve para a Kansas 150 2013?

Anônimo disse...

A relação da Kansas 150 2008 serve para a Kansas 150 2013?

Geral Donizeti disse...

Se eu puser um pinhão de 14 dentes e uma coroa de 39 dentes, o que vai influenciar na kansas 150?

Unknown disse...

Boa noite quanto maior o pinhão maior giro no pense nas catracas da bicicleta. O pinhão pequeno menor força mais pedaladas ou giros na subida, quanto maior o pinhão mais velo