sábado, 22 de novembro de 2008

Diferança entre pneu Diagonal e Radial

A principal diferença entre um pneu diagonal e um radial está em sua carcaça: o pneu diagonal (convencional) possui uma carcaça constituída de lonas têxteis cruzadas umas em relação às outras; a carcaça do pneu radial, por sua vez, constitui-se de uma ou mais lonas com cordonéis em paralelo e no sentido radial. As cintas de aço sob a banda de rodagem possibilitam a estabilidade dessa estrutura.O pneu radial tem por vantagens: maior durabilidade; melhor aderência; maior eficiência nas freadas e acelerações e economia de combustível.



PNEU DE CONSTRUÇÃO DIAGONAL






PNEU DE CONSTRUÇÃO RADIAL






O pneu é chamado diagonal ou convencional quando a carcaça é composta de lonas sobrepostas e cruzadas umas em relação às outras. Os cordonéis que compõem essas lonas são de fibras têxteisNeste tipo de construção, os flancos são solidários à banda de rodagem. Quando o pneu roda, cada flexão dos flancos é transmitida à banda de rodagem, conformando-a ao solo.
No pneu radial, os fios da carcaça estão dispostos em arcos perpendiculares ao plano de rodagem e orientados em direção ao centro do pneu.A estabilidade no piso é obtida através de uma cinta composta de lonas sobrepostas. Por ser uma carcaça única, não existe fricção entre lonas - apenas flexão -, o que e evita a elevação da temperatura interna do pneu.


PNEU DIAGONAL SEM CARGA E ÁREA DE CONTATO COM O PISO




PNEU DIAGONAL COM CARGA E ÁREA DE CONTATO COM O PISO



PNEU RADIAL SEM CARGA E ÁREA DE CONTATO COM O PISO




PNEU RADIAL COM CARGA E ÁREA DE CONTATO COM O PISO






COMPORTAMENTO EM CURVA




COMPORTAMENTO EM CURVA



SEGURANÇA
Os pneus são a única parte da moto que tem o contato direto com o piso. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho melhor e seguro, os pneus devem estar com a pressão indicada pelo fabricante, profundidade dos sulcos adequada e o alinhamento e balanceamento das rodas corretos.Verificar os pneus regularmente é uma etapa importante para garantir sua segurança . O ideal é fazer uma inspeção semanal nos pneus. Se você utiliza estrada com piso ruim ou dirige longas distânciass regularmente, então você deve inspecionar seus pneus com mais frequencia. Inspecione sempre seus pneus antes de uma viagem. Será mais fácil encontrar um problema pequeno, tal como um prego em seu pneu, e repará-lo antes de que ele se transforme num problema mais caro e mais complicado. Assegure-se de que somente pessoal de serviço corretamente treinado e equipado execute alguma manutenção no pneu de seu veículo (consertos, trocas, rodízios, alinhamento e balanceamento).

Um comentário:

COELHO, Clayton disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog!!

Agora o pneu traseiro da minha kansas já me deu muita dor de cabeça! já troquei 3 vezes em tres anos td bem mais ela só tem 17000km, só comprei o Diamond que vem com ela mais tbm tem câmara, isso é correto ? ele é radial ou não?